domingo, 29 de maio de 2011

E a minha fama de analfabeto continua...

Era uma sexta feira e toda a rede municipal de ensino de Canoas havia parado para que os professores se reunissem para estudar. Assim foi a tônica de todo aquele dia. Durante o intervalo da tarde, por volta das 15hs, uma das professoras vira-se para mim e diz:
_ André, os meus alunos, outro dia, disseram que quando crescerem serão professores de Educação Física. Eu, então, disse, muito bem, muito legal. Daí eles disseram que para ser professor de Educação Física não precisariam saber ler nem escrever.

(Os alunos em questão estão no segundo ano da educação básica, em média tem 7 anos e estão passando pelo processo de alfabetização)

Depois de rirmos um pouco a professora concluiu:
_ Mas André, eu disse pra eles que para ser professor de Educação Física tem que saber ler e escrever, mas eles retrucaram, dizendo que professor de Educação Física só dá aulas na quadra e que tu  não sabes dar aulas dentro da sala.
Rimos mais um pouco e a professora continuou:
_ E ainda sobrou pra mim. Disseram que eu só sei dar aulas dentro da sala, que eu não sei dar aulas na quadra. Eu disse que não, que o professor André sabe dar aulas dentro da sala e que, se eu quiser, posso preparar uma aula na quadra. Mas acho que eles não se convenceram muito.
Passados alguns dias entrei na sala da tal turma e resolvi tirar satisfação com os alunos que pensavam que eu era analfabeto. Onde já se viu?? Eu, praticamente um Doutor, levar fama de analfabeto!!!! Não, isso não poderia ficar barato.
Adentrei o recinto e logo perguntei!

_ Quem foi que disse pra professora Andressa que eu não sei ler nem escrever?
Ficaram calados por um tempo. Refiz a pergunta.
_ Anda gente! Quem foi que disse que professor de Educação Física não precisa saber ler, nem escrever?
_ Ahhhhh, fui eu e o Charles!!!
_ De onde vocês tiraram isso?
_ Ah professor, pra dar aula e Educação Física não precisa saber ler nem escrever. É só levar as crianças pra quadra.
_ Não tem nada disso! Respondi. E como autoridade academica que passou por 4.5 anos na faculdade, 2 anos no mestrado e, por enquanto 3, no doutorado, continuei.
_ Só pra vocês saberem, eu sei ler e escrever. _ Disse em tom de soberba.

As crianças não convictas queriam provas! Naquele momento a conversa já tinha atingido toda turma e, mesmo os mais quietos, que nunca ousariam duvidar de um professor, já estavam eriçados querendo que eu provasse minhas habilidades linguísticas. Foi então que corri os olhos pela sala para encontrar algo que pudesse ser lido. Deveria ser algo  grande e exposto a todos, para que pudessem atestar a veracidade da minha competência de leitura. Ao fundo da sala avistei um alfabeto que apresentava uma palavra iniciada com a letra correspondente.
Abaixo, eis um trecho do tal alfabeto...









Após avistar o alfabeto e totalmente pronto para minha redenção. Disse:
_ Se vocês querem que eu leia, lerei... _ E assim, o fiz!

_ Avião, Bicicleta, Cão, Dado...
Antes mesmo que chegasse na palavra "Elefante", fui interrompido com gritos e tumulto geral!!!
_ Não, não, não vale, não vale, tu tá roubando!!!!
_ O que foi?
_ Não vale professor!
Toda a turma estava de pé. Alguns em tom de acusação, outros, de riso e deboche.
_ Ah, viu só como não sabe, tu tá olhando as figuras!!!! _ Pontuou, um aluno.
Olhei para a turma meio que rindo, ao mesmo tempo em que estava preocupado, afinal, continuava analfabeto. Foi então que um aluno me entregou uma folhinha com um texto escrito por ele mesmo.
_ Lê isso aqui, professor.
Olhei para aquela folha e comecei a ler. Era um textinho que ele havia escrito em homenagem ao dia das mães. Li. Mas a letra do guri não era das melhores e acabei gaguejando. Uma das palavras, inclusive, li errado, porque não entendi a letra. Nesse momento, o guri, maldito, me corrigiu!!!!
Bom, pelo menos, não passo mais por analfabeto. Mas, na cabeça daquelas crianças, pra exímio leitor, preciso estudar muito.

PS: Na semana passada, voltei à sala para fotografar o alfabeto. As crianças olharam curiosas. Depois de sair, um dos alunos vira-se para a professora e pergunta.
_ Porque o professor estava tirando foto do alfabeto?
_ Não sei. _ Respondeu a professora.
_ Deve ser pra ele estudar em casa!!!!
EU MEREÇO!!!

9 comentários:

  1. caralho
    que criança em andre
    kkkkkkkk
    ( Matheus esse blog fiz ja tem 5 anos nem sabia q tinha ele ainda kkk )
    Para de Minas

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahaha...fiquei imaginando as cenas dos fatos.Muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Te mete com a gurizada! Bem feito! Outro dia tive que ouvir de um aluno que eu tinha estudado pouco na vida e que por isso não entendia que Deus era uma coisa muito importante e que existe.

    Mas teus alunos são ÓTEMOS!!!!!! MUITO BOA A HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  4. Ri alto! Crianças malignas! Medo! hahahahahahaha mas eu gostei.

    ResponderExcluir
  5. A Denise ia gostar deles, demonstram ter boas conexões sinápticas para "esperteza" hahaha!
    Beijos Professor

    ResponderExcluir
  6. Tu tá muito light André.
    Tu deveria aplicar a verdadeira didática do Prof. Gilmar...

    http://www.youtube.com/watch?v=99eDWSCQRgk&feature=related

    ResponderExcluir
  7. Pois é, ontem dei aulas pra essas pestes novamente. Me puxei, gurizada!!! Falei até em inglês!!! E cantei um trecho de "Have you ever seen the rain?" É que ontem, na aula de inglês as crianças aprenderam a palavra Rain... Daí, aproveitei e fiz uma graça. Ficaram todos me achando o máximo... hahahaha

    ResponderExcluir
  8. Bom, agora eles não vão mais querer ser professor de Educação Física, porque tem que estudar muito! Até inglês... hehehe

    ResponderExcluir