quarta-feira, 11 de agosto de 2010

E mais um semestre se inicia...

Pois é meu povo... mais um semestre se inicia e eu escrevo este post pra interromper a abstinência textual. E sabem o que é pior? Desde a última postagem aconteceram várias coisas dignas de serem socializadas. Outro dia estava no quarto onde guardamos os materiais da Ed. Física, quando uma aluna adentrou o recinto esbaforida...
- soooooooor, soooooooooooor, o vizinho "tacou" ovo na gente!!!  
Rapidamente respondi ao chamado...
- Que isso guria? Tá doida? Quem atirou ovo de onde?
Peguei os materiais para a aula e fui até a quadra ver o que havia acontecido. Um grupo de alunos estava bem envolvido com o caso do ovo, então, pra não perturbar a "tranquilidade" dos outros tantos, atendi aos grupos que estavam brincando para, só então, averiguar a ocorrência.
Genteeeeeeeeeeeee, havia um ovo espatifado no meio do pátio! As gurias diziam que tinha acertado a fulana, mas que o ovo não havia quebrado no casaco dela....
Pra não tumultuar chamei logo as crianças pra aula e voltei mais tarde aos vestígios do ato. Inacreditável... o vizinho atirou dois ovos nas crianças da escola. Eu, obviamente, fui rindo chamar a Coordenadora Pedagógica, afinal, nunca li sequer um texto na faculdade que explicasse como devemos proceder no caso de alguém atirar ovos  na escola...
.
.
.
Quinta feira dia 05 de Agosto foi um dia que choveu bastante pela manhã, deixando a quadra molhada. Estava em aula com os pequenos, de 06 anos, e resolvemos ficar na sala e brincar ali mesmo. Aproveitei a oportunidade, uma vez que há um tempo venho trabalhando as questões relativas ao ritmo e expressividade (apesar de eu mesmo ter sérias dificuldades com esse conteúdo). Ao longo do semestre venho tentando ensinar músicas, palmas e passos simples para os alunos. Entretanto, sempre que chego com uma música diferente, a resposta deles é a mesma: "ah, essa é a música da XUXA! Obviamente que deixei de acompanhar as produções artístico/intelectuais da rainha dos baixinhos há um bom tempo... o que faz de mim alienado do universo musical infantil...
Pois bem, ensinei a música dos "Amigos de jó" que, segundo as crianças era da XUXA. Ensinei "Cabeça, ombro, joelho e pé", que sem dúvidas, é da XUXA. Estou ensinando Piruetas, essa é do Chico Buarque, e as crianças disseram que é da XUXA... Respirei fundo e passou...
Pois na aula do dia 05 de agosto comecei a ensinar "Adoleta", quando me surpreendi mais uma vez com os alunos  dizendo ser da XUXA...
Ao ouvir aquilo um exu marxista apossou-se do meu corpo me fazendo erguer o dedo indicador da mão direita e dizer:

Genteeeeeeeeeeeee, a Xuxa é uma oportunista, um ser desprezível construído pelo capitalismo de consumo no qual vivemos nos dias de hoje. Essas músicas não são da XUXA, já existiam muito antes dela regravar!!! Muito antes dela ser namorada do Pelé!!!!
Num lapso de lucidez, olhei para as caras das crianças... estavam imóveis, algumas com breve sorriso no rosto, todas com os olhos arregalados...
Novamente ciente de mim, disse:
Vamos cantar a música e parem de dizer que tudo é da XUXA!!!!

3 comentários:

  1. Boas risadas, ótimos textos e uma pergunta.Como você aguenta esses pimpolhos?

    ResponderExcluir
  2. São uns amores, guria... às vezes eles alopram. Daí eu alopro junto hehehe

    ResponderExcluir
  3. Olá, trabalhei um bom tempo com crianças de 6 anos e foi uma experiencia incrível que com certeza levo pra vida toda!!! Muito legal seu post e obrigada por compartilha-la. Abçs.

    ResponderExcluir