domingo, 20 de junho de 2010

Festa Junina

Era uma quinta feira e estava em aula com uma turma que se organiza bem e já sabia como fazer as atividades que propus. Isso me possibilitou conversar mais de perto com alguns alunos e passar orientações mais precisas, em pequenos grupos. Em uma das minhas andaças, orientando as crianças, vi um aluno de outra turma sentado no banco, observando a aula. Não é rara presença dele naquele banco, o que muda são os motivos que o levam para fora da sala: a professora o convida a se retirar; ele sai por conta própria (fugido); as vezes pede para ir ao banheiro e não volta mais... enfim.
Como prática, eu nunca o repreendo. Sempre converso sobre coisas banais e, percebendo que ele está calmo no dia, peço que ele volte para sala. Marcelo Augusto (nome fictício) é assim, um pouco inconstante e isso dificulta o trato... Apesar disso, ele é um guri fofo, tem 8 anos e está cursando, pela segunda vez, o segundo ano.
Mas então, voltantdo à minha aula de quinta feira... encontrei o Marcelo Augusto observando a aula, quando me reportei a ele.
_ Oi Marcelo Augusto, como vai?
_ To bem...
Passados alguns segundos, eu já estava sentado do lado dele, quando me perguntou:
_ Professor, o senhor vai vir amanhã na festa junina?
_ Sim, é meu dia de trabalho, amanhã...
_ Eu não vou vir de gaúcho... disseram que é pra gente vir de gaúcho, de prenda ou de uniforme. Eu vou vir de uniforme porque de gaúcho eu não vou vir.
_ E porque tu não vem de prenda?
_ Eu não sou guria...
Atento a ele, respondi...
_ Hummmmm
Em seguida ele disse...
_ Essa festa junina tá muito estranha...
_ Porque, Marcelo Augusto?
_ Eles pediram pra gente trazer coisa pra ajudar, coisas de comer... Mas ta escrito no bilhetinho que amanhã a gente vai ter que comprar as coisas. O cara vai ter que comprar as coisas que ele mesmo trouxe!!!!
Suspeitando da perspicácia do aluno perguntei...
_ Quem te disse isso, Marcelo Augusto?
_ Ninguém...
_ Da onde tirou essa idéia?
_ De lugar nenhum, da minha cabeça...
Olhei pra criança. Ri meio impressionado e disse...
_ Vai Marcelo Augusto... volta pra tua sala que a professora deve estar te procurando...

5 comentários:

  1. Menino inteligente..... espero que seja bem orientado para um futuro quem sabe ser um bom líder.....

    ResponderExcluir
  2. Então ñ sou apenas eu q tenho vontade de rir na HORA "FÍSICA" ...

    ResponderExcluir
  3. ...eu ainda não sei o q é mais divertido, se é ler as pérolas aqui postadas ou vivenciá-las. A reflexão do menino e a sua conclusão com a festa junina é show! show!. Traga-nos outras...

    ResponderExcluir
  4. Josiane Paz (josianepaz@gmail.com)sex. jul. 02, 03:59:00 PM GMT-7

    Heheheh...Lendo essas histórias,parece que estou te ouvindo falar, com sotaque e tudo! Nos vemos profe!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa gostei do pensamento do menino!Realmente trabalho em uma escola e essas coisas acontecem...mas devemos ser profissionais!

    ResponderExcluir