terça-feira, 8 de junho de 2010

E pra que serve tudo isso??

Hoje tive um dia atípico pra um professor. Sabe quando tu vence o conteúdo e sobra uma aula? Não? Então imagine... pois foi isso que aconteceu. Em uma das minhas turmas do ensino superior tivemos todas as 20 aulas previstas no calendário, ou seja, não houve feriado, liberação de alunos ou coisas do tipo. Além disso, a turma de aproximadamente 25 alunos proporcionou um bom andamento da matéria. Pois bem... matei o conteúdo todo e ainda restava uma aula... o que fazer? Passei a semana do feriado pensando o que abordar... as temáticas possíveis foram muitas, consultei os livros, meus acervos de aula e cheguei à conclusão de que essa não deveria ser uma aula para os alunos. Não. Essa deveria ser agradável, sobretudo, para mim.
Assim sendo, daria um conteúdo além do programa de aprendizagem  e que, portanto, estaria fora das avaliações "formais" previstas. Dito isso, imaginem:
1 PROFESSOR ( - ) AVALIAÇÃO ( - ) OBRIGATORIEDADE DE CONTEÚDO ( + ) ALUNOS QUERIDOS =
A (    ) Conto do vigário
B (    ) Conversa fiada pra boi dormir
C (    ) Mentira cabeluda
D (    ) Condições sobre as quais preparei minha aula.
Pois foi isso mesmo, meu povo... parece mentira, mas foi verdade...
Assim sendo, resolvi discutir com os alunos as questões da indústria cultural em uma disciplina destinada a problematizar e vivenciar as questões do Lazer.
Peguei umas bibliografias e li uns textos. Depois de revisitar as teorias, coloquei-me a ver vídeos, traillers de filmes, ler fragmentos de livros de literatura, ouvir músicas... Enfim, tudo prepardo. Ao término pensei: "meus alunos vão pensar que tomo um trago antes de dar aula". Solicitei os equipamentos necessários, separei meus materiais e fui...
Depois de 4hs de aula na educação básica e 1h de transito na 116 cheguei "zen" para dar aula... Tomei um banho demorado, pedi algo pra comer e instalei toda a tralha.

As criaturas chegaram e as classes estavam dispostas formando um U. Entraram na sala e perguntaram:
 _ O que é isso?
Gentilmente respondi.
_ Cadeiras e mesas. Sentem-se logo e fiquem quietos.
Depois dos risos iniciais, começamos a aula...
Disse aos alunos:
 _ Gente, hoje não vou fazer chamada, não vou avaliar a aula. Hoje a aula será conteúdo extra.
Imediatamente 3 ou 4 alunos se levantaram pegando as mochilas... Eu quase morri de decepção... Mas no fim estavam brincando. Sentaram-se logo e riram com a piada. (Digo que achei a piada de péssimo gosto... já estava me sentindo o último dos mortais... DEFINITIVAMENTE ISSO NÃO SE FAZ).
Enfim, comecei... amarramos um entendimento acerca do termo indústria cultural, mostrei traillers de filmes, clips e músicas dos mais variados estilos. Conversamos sobre o caráter massificante da indústria cultural; a quem servia; os elementos de superficialidade, senso comum e consumo fácil de seus produtos etc. Fechamos a discussão e liberei os alunos pro intervalo.
(Alguns alunos nem foram para o intervalo e ficaram em sala conversando ali próximo a minha mesa sobre cantores bem legais, rodas de samba e música ao vivo... cerveja artesanal e coisas do tipo. Bons alunos. Bem queridos. Ali, mesmo sem a pretensão de avaliar, foi possível perceber que foram tocados pela discussão.)
De volta do intervalo, encontraram no chão da sala, colchonetes. Pedi para que se sentassem e, ao som de uma música suave, iniciei um alongamento leve. (a parte do alongamento não tinha nada que ver com o conteúdo da aula, mas é uma boa estratégia pra "sossegar o facho" dos alunos que voltam eufóricos do intervalo).
Feito isso, disse a eles:
_ Gente, dando continuidade à primeira parte da aula, vou mostrar coisas que eu curto a vocês. Deixei eles ali no chão sentados, outros deitados à meia luz e me pus a ler trechos de livros. Eu lia e eles ouviam, lia e faziam que ouviam, outros tantos nem faziam e mantinham o fone de ouvido... (esse vai rodar na cadeira e vai fazer semestre que vem novamente hehehehe). Para terminar mostrei um vídeo que eu adoro...
Depois, levantei-me. Acendi as luzes. Os olhinhos dos alunos ainda estavam fechados com a luz excessiva que voltava a emanar das lâmpadas, quando perguntei:
_ Meus amores, diz pra mim... Me diz pra que serve isso tudo que eu mostrei pra vocês? (Falava dos fragmentos de textos, músicas e vídeos que eu curtia)
Sem muito demorar uma aluna respondeu:
_ Pra gente poder refletir.
_ Hum, muito bem, respondi.
_ Pra gente ampliar as nossas possibilidades e acessar outras coisas.
_ Isso também pode ser.
_ Pra gente criticar as coisas...
_ Excelente, disse.
Interpelando o pensamento deles fiz outra pergunta:
Gente, se vocês tivessem me feito essa pergunta, sabe o que eu responderia?... (Silêncio se fez...) 
Pra P... nenhuma. Isso que mostrei pra vocês não serve pra p... nenhuma.
Alguns esboçaram um sorriso, outros arregalaram os olhos... caras de espanto.
Ponderei... o lazer e todas essas coisas que mostrei para vocês, não devem ser concebidos nessa perspectiva funcionalista e utilitária... essas coisas devem nos divertir e isso, pra mim, já tá de bom tamanho. Que nos divirta e, se for capaz de agregar coisas, melhor ainda...
Olhei novamente para aquelas caras e vi que estavam mais calmos... mas minha aula não deveria acabar assim. Não essa aula!
Dirigi-me, mais uma vez a eles dizendo.
_ Gente, como disse, essa aula é conteúdo extra. Logo, vocês podem fazer o que quiserem com essa baboseira que eu falei pra vocês. Pensem, reflitam, ou, se quiserem... esqueçam tudo o que eu disse; podem até dizer que eu to variando...
Um beijo grande... nos vemos na semana que vem...
Novamente olhar de espanto... e um boa noite, meus amores, encerrou a aula.

5 comentários:

  1. Pode esperar, André. No passeio de final de ano você será o convidado de honra da turma 23 da EMEF Pernambuco (hehehehe)!!!

    ResponderExcluir
  2. Ae sor!
    a aula foi muito booaaa!
    a nossa turma é especial, só tem alunos queridos ;DD
    Beijãooo ;@@

    ResponderExcluir
  3. Mais ou menos, né??? Tem umas gurias conversadeiras... nóoooo, dá pra querer de jeito nenhum...

    ResponderExcluir
  4. Isso que chamo de habilidades e competências. Uma aula com suspense, comédia...aventura e reações imprevisíveis. Báh é um filme D+

    ResponderExcluir
  5. Josiane Paz (josianepaz@gmail.com)sex. jul. 02, 04:06:00 PM GMT-7

    Por isso que eu adogo!!!
    Nunca dá vontade de ir pro intervalo ou embora!!!
    heheh..Fazer pensar é oq nós da Educação Física temos q fazer sempre pra não ficarmos eternamente com o rótulo de gente bitolada só com o "corpinho"

    ResponderExcluir