quinta-feira, 5 de abril de 2012

"... o que gente vai fazer nas aulas de Educação Físca?"

Reinício das aulas e eu estava no meu primeiro encontro com as crianças do primeiro ano. Em média os alunos têm 6 anos e  vêm da Educação Infantil. Pra eles tudo é novidade. Não conhecem a escola, os professores nem a organização do espaço pedagógico.
Pois então... estávamos no nosso primeiro encontro...
Recebi os alunos na porta da sala e, já na entrada, me olharam desconfiados. Sentaram-se e eu pedi silêncio. Apresentei-me como professor André, o professor de Educação Física! As crianças me olhavam impressionadas!
Já fazendo os encaminhamentos da aula perguntei:
_ Vocês sabem o que a gente vai fazer nas aulas de Educação Física? _ Alguns disseram não, outros somente fizeram um gesto em negativa com a cabeça, quando de repente, um aluno levanta o braço e sai dizendo!
_  Eu sei professor!! A gente vai aprender inglês!!! _ Ri e respondi:
_ Não. Inglês vocês vão aprender nas aulas de inglês, oras!
_ A gente vai fazer cambalhota! _ Arriscou outra criança!
_ Isso!!! Vamos fazer cambalhota!! O que mais?
_ Brincadeiras!!
_ Isso!! O que mais?
_ A gente vai brincar no pátio, com bola!!
_ Muito bem!!
Fiquei feliz, as crianças já conseguiam localizar a disciplina e o que iriamos fazer durante as aulas.
Mediante o retorno positivo que dei a alguns alunos, todos começaram a falar de uma só vez. Posicionei-me e solicitei silêncio.
Quando já estavam se acalmando, um guri vira-se pra mim e diz:
_ Professor eu sei de que a gente vai brincar! _ Sem esperar que eu pontuasse, emendou:
_ A gente vai brincar de médico!
Arregalei os olhos de susto, afinal, não estava esperando por aquilo. Junto ao susto comecei a rir discretamente e logo saí em resposta:
_ O que é isso guri!! De onde tu tirou isso, Jesus Cristo!!! Ave Maria!!! Não tem nada disso de brincar de médico.
Balbuciei mais um "Ave Maria" e tentei não dar importância pra aquilo.
Enfim, falei mais algumas coisas com as crianças meio rindo, mas não me lembro do teor, afinal, eu só queria enrolar os alunos para que eles esquecessem aquela história... Continuei com um sorriso de canto de boca. Obviamente as criaturas começaram a rir.
_ O que foi que vocês estão rindo, Jesus? _ Perguntei.
_ É que o senhor ta rindo do Angel porque ele disse brincar de médico.
_ Ahhhh, pára guri!!! Esquece isso senão amanhã vai ter pai e mãe aqui na porta querendo saber que história é essa!!!

Enfim, na segunda tentativa fui mais efetivo e consegui enrolar as crianças pra tirar aquela história de brincar de médico da cabeça. Que eu saiba, até hoje, os pais não vieram reclamar de nada.
E assim mais um semestre se inicia...

Um comentário:

  1. André!!!!
    Deixa as crianças brincarem do que elas quiserem!!!!
    Qualquer coisa, manda elas se orientarem com a professora Carmens...

    ResponderExcluir