quinta-feira, 17 de março de 2011

De volta ao trabalho...

Logo após o Carnaval voltei efetivamente ao trabalho... as aulas no ensino superior já haviam começado desde fins de Fevereiro, mas as primeiras aulas são mais tranquilas e não exigem tanto do professor. Além disso,  na educação básica, apesar de também já estar na escola desde fins de Fevereiro, na primeira semana de aula não estive de fato em aulas com as crianças. A coordenação pedagógica entende que é positivo, nos primeiros dias, as crianças passarem mais tempo as professoras regentes de turma, criando assim maior identificação.

 Assim sendo, passado o Carnaval "voltei" às aulas...
Quarta à tarde estivemos em reunião pedagógica na escola, depois fui para Novo Hamburgo substituir uma professora na Faculdade. Na quinta à tarde tive minhas primeiras aulas com as crianças e logo após, segui para Novo Hamburgo para novamente substituir a professora. Sexta feira, aula com as crianças à tarde e logo após, Novo Hamburgo. Após o término da aula, voltei, como de costume, para Porto Alegre, pegando mais uma hora de trânsito. Cheguei podre, cansado e com dor de cabeça... Comi algo e apaguei.

Acordei no outro dia,  meio retardado e às 8hs da madrugada estava me dirigindo para escola... foi sábado letivo e passei com as crianças e professores toda manhã. Da escola, novamente fui pra Novo Hamburgo, orientei uma aluna as 13hs (mas me atrasei) e as 14hs estava novamente em aula.
Tudo corria bem, dei a primeira metade da aula na boa (digo, na técnica) e logo passamos para o segundo tema... passei um fragmento de um filme.
Sentado junto aos alunos assistindo ao filme, dei umas duas pescadas com os olhos abertos.
Terminado o trecho,  partimos para a  discussão. A aula teria mais 15 ou 20 min, no máximo. Dirigi-me aos alunos e perguntei:

_ E ai, meus amores, digam pra mim o que é possível pensar a partir deste fragmento de filme? Que corpos habitavam a Idade Média?
Os alunos disseram coisas e fui tomando nota no quadro. Após as falas dos alunos passei a amarrá-las com o conteúdo a ser socializado. Foi então que a coisa começou a ficar feia...

"Mal e porcamente" respondi aos apontamentos de um aluno, depois, ao entrar nas especificidades do conteúdo, fui vendo a aula se perder...
Genteeeeeeeeeeeeeee eu esquecia tudoooooooooooo!!! Eu não me lembrava o nome do regime político, da ordem religiosa e outras tantas especificidades daquele período histórico. E para aqueles que tem dúvida, SIM!!!! EU PREPAREI A AULA COMO SEMPRE FAÇO!!!!

Em meio a um branco e outro os alunos me lembravam das coisas. A cada auxilio eu respondia, obrigado meu filho e ria... Foi então que mais um branco me ocorreu. Parei a aula. Olhei para aquelas carinhas ávidas por saber e fiz uma pausa dramática.

Eu estava no meio de uma frase, no meio de uma assunto... os alunos estavam atentos... A pausa terminou quando disse:

Meus amores, um abraço pra vocês, a gente se vê no sábado que vem...
Silêncio na sala por um instante.

_ Mas o que é isso professor, o que foi?
_ Gurizada, não tá rolando a aula... semana que vem retomamos o assunto e em 15 min matamos o conteúdo,  ok? Beijos e até sábado.

Caminhei em direção a minha mesa meio que rindo, porque chorar não era cabível naquela situação. Alguns alunos já saiam porta afora, outros ainda atônitos, olhavam para mim sem acreditar direito no que estavam presenciando...

Ao sair da sala, fechei a porta, me despedi das criaturas que ainda estavam por ali, virei meu rosto para a esquerda e em minha direção caminhava um outro aluno... impulsivamente disse:

_ Ihhhh, agora aquele guri, ainda vai ter orientação de TCC comigo... coitado!!!
Saí de Novo Hamburgo às 17:37.

Para o próximo sábado vou me puxar pra ver se consigo me redimir.

5 comentários:

  1. Bahhh, professor! Mas até tu?! Nãp vai te bandear para o lado dos professores chuchu, hein? (aqueles que não atam nem desatam!) hehehehe
    Brincadeira, não é a idade... é que acontece até com os melhores! ;) há há há!
    E o Marcelo Augusto? Tõ com saudades dele!
    Beijão*

    ResponderExcluir
  2. Ai guria, assim eu fico encabulado hehehe... Marcelo Augusto está na escola, coisa mais querida, apesar de arredio. Mas de quando em vez eu roubo dele um abraço ou faço uma chantagem que faz ele me abraçar hahaha. Ainda não aprontou nada esse ano. Assim que fizer, mando notícias.

    ResponderExcluir
  3. Que feio!!! Não foi isso que A. Moreno te ensinou. Perdeu o tempo dela coitada.

    ResponderExcluir