domingo, 31 de outubro de 2010

Dia dos professores

15 de outubro, sexta feira, foi o dia em que se comemorou o dia dos professores... Na escola houve um almoço especial, momento em que confraternizamos a data. Depois de comermos e rirmos, como é de costume, nos encaminhamos à sala dos professores para organizarmos a aula que se iniciaria às 13:15.
As sextas feiras são dias especialmente agitados para mim. É o dia da semana em que dou aulas para as turmas mais turbulentas da escola.
13:15 o sinal bate. Pego meu material e me encaminho para a sala. As crianças já estão me esperando, mas não de modo organizado... longe disso. A turma que pego no primeiro horário é, por assim dizer, um tanto quanto inquieta.
Depois de alguns minutos em frente a sala organizando as crianças, entramos para começar a aula. O tumulto, logo que entraram, se fez presente, como de costume. Neste momento, fui surpreendido por um aluno cabisbaixo...
 _ Oi professor - Tratava-se de um guri bem tímido. O que ele tem de tímido, tem de violento. Anselmo é um pouco maior e um ano mais velho que os demais coleguinha e adora distribuir chutes e pontapés...
 _ Oi meu filho, como vai?
 _ Professor, feliz dia dos professores... - Nesse momento fui surpreendido por aquele guri que há todo momento ouve de mim "Anselmo, não chuta o fulano", "Anselmooooooo, já falei pra largar o beltrano", Anselmo, não é possível, cara... vai ficar sentando aqui no banco até tu te acalmar". Era como se uma luz iluminasse aquela criança... eu pensei... que amor... que afetuoso. Me comovi.
 _ Oi Anselmo, muito obrigado, me dá aqui um abraço de dia dos prof!

Nos abraçamos e Anselmo seguiu para sua mesa. Acompanhei a criança com os olhos enternecidos...
No caminho até se sentar, Anselmo deu um tapa na cabeça de um colega, chutou três cadeiras, duas mesas e sentou-se. Atônito, olhei para a turma, fiz uma pausa que durou um piscar de olhos e disse:

_ Ok, ok... DEU PRA VOCÊS!!! NÃO QUERO NINGUÉM MAIS EM PÉ!! OUVIRAM??
Enquanto organizava as crianças, pensava: Professor, feliz dia dos professores...

8 comentários:

  1. FEliz Dia do Soro!!! André, vai dizer que não são esses momentos que nos fazem felizes?? Tanto o Feliz dia do Professor e o abraço, como na sequência o momento chutes e pontapés em que temos que intervir e mediar, tentando com todas nossas forças fazer alguma diferença na vida dessas pequenos, médios e grandes!!! Eu ainda me chateio quando vejo como alguns parecem não entender nada, parecem não mudar, mas ao mesmo tempo vejo que fazemos diferença e o mundo vai melhorando para todos!!! Abração, beleza de texto!!

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei, juro! tinha que ser pra ti esse "feliz dia dos professores", pois és tu que tens a sensibilidade de sentir isso. Te adoro!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou, Andressa... tu sabe que é o teu aluno, né? hahahaha

    ResponderExcluir
  4. A pedidos:
    Professor!!!
    Quase morri de rir!
    Adoreeeeiii o Marcelo Augusto (tu continua gostando de nomes mexicanos, né?!) Ele é ótimo!
    Pelo menos em matemática ele deve se dar bem! hehehehehehe
    E a minha irmã ficou anos sem ir ao banheiro sozinha, com medo da Maria degolada.
    E o guri que comeu papel, hein?! Pelo amor de Deus!!!!
    Que saudades de corpo expressão! =D
    Beiiiijos

    ResponderExcluir
  5. FELICITAÇÕES aos professores mesmo q atrasado!
    Tua criatividade é algo a ser estudado viu rsrsrsrrsrs...chorei de rir! Oh, nem vou escrever o q encontrei no texto...vou deixar vcs curiosos. Bjosss

    ResponderExcluir
  6. Guria, não é criatividade, não!!! Aconteceu mesmo... o bizarro foi te acontecido no dia dos professores hehehe, mas te digo, se formos olhar com calma, acontecem coisas dignas de serem publicadas todos os dias na escola... só precisamos estar atentos e termos vontade de relatar...

    ResponderExcluir
  7. Basta um gesto simples como esse, Para fazer todo o resto valer a pena. Sei bem como é...
    A sexta que era para ser ruim e agitada, continuou assim hehehe mas pela menos o dia fica mais iluminado depois disto.

    ResponderExcluir