terça-feira, 20 de novembro de 2012

Professor, me ajuda com as continhas de dividir?

Há aproximadamente duas semanas, a secretaria de educação do município de Canoas havia agendado um programa de recuperação em rede para as crianças que estivessem com alguma dificuldade no processo de ensino-aprendizagem. Assim, os alunos que estivem bem iriam embora pra casa às 16h. Os demais ficariam na escola fazendo atividades de reforço.
Enfim, era sexta feira e eu fui solicitado pela equipe diretiva a acompanhar um dos 4ºs anos com a recuperação. Fiquei apreensivo, mas logo fui acalmado pela supervisora.
_ Não te preocupes, André, a Denise deixou atividades em uma folhinha para as crianças. Elas sabem o que fazer.
Soou o sinal, passei na sala da professora Elisa, peguei as folhinhas e distribui para as crianças.
De fato as criaturas estavam bem autônomas, além disso, o conteúdo era tranquilo... tinham frases para serem feitas, uns numerais para escrever por extenso... enfim, coisas que eu saberia ensinar para as crianças.
Entre uma olhadela e outra pelos trabalhinhos dos alunos, ouvi uma menina chamando:
_ Professor, me ajuda com as continhas de dividir?
Dirigi-me para a mesa dos professores e convidei a aluna para me mostrar qual era sua dúvida. De modo pontual me fez uma pergunta simples que respondi afirmativamente. A menina voltou para sua cadeira, sentou-se e terminou o exercício. Logo depois uma outra aluna também me solicita ajuda com as continhas. Do mesmo modo coloquei a guria sentada do meu lado. Peguei o papel e havia uma conta armada: 1.064/8. Jesus Cristo, pensei. Peguei um rascunho e uma caneta e fui fazer a tal da conta. Graças a Deus, logo cheguei ao resultado... Ufa, primeiro aperto resolvido, eu sabia fazer a conta. Eis que surge o segundo... Como fazer a criatura entender o que eu fiz? Obviamente não bastava a criança me ver fazendo a conta pra ela aprender.
Mais ligeiro que um gato, perguntei à aluna.
_ Fulana, como foi que a prof. te ensinou fazer?
_ Ahhh, sor, não sei...
_ Como é que foi Carlito?
_ É assim, sor, tu pega esse 8 aqui e bota debaixo do 10 (recapitulando, a conta é 1.064/8)
_ Hummm??? mas dez dividido por oito sobra 2 e não oito!!!
_ Ahhh, sor, sei não... foi assim que a sora ensinou.
Fiquei com a cara na poeira!  Eu só pensava... e agora? E a minha reputação perante às crianças? Além de analfabeto, como pensavam as crianças do segundo ano, estaria fadado à fama de professor que não sabe fazer continhas de dividir!!!
Coloquei-me a pensar... Deus do céu, como que eu faço? Quando de repente, uma luz se fez e eu disse...
_ Guria, faz assim. Pega esse papel de rascunho e faz 10 bolinhas.
_ Tá... já fiz...
_ Por quanto tu tens que dividir essas 10 bolinhas?
_ Por 8, sor. 
_ Então tu marca com um x em cada bolinha e vai formando grupinhos de 8 bolinhas com x.
_ ...
_ Pronto?
_ Sim. Deu um grupinho.
_ Isso, guria! Quantas bolinhas sobraram?
_ 2.
_ Então bota aqui debaixo do dez esse 2...
E assim, quase intuitivamente propus uma didática para ensinar continhas de dividir. Foi inevitável o orgulho que senti de mim mesmo... praticamente um gênio da matemática.
E assim fui ensinando as crianças que iam se amontoando ao redor da minha mesa solicitando auxílio.
Pouco tempo depois sou novamente surpreendido com outro aluno.
_ Sor, olha essa continha aqui...
Era uma coisa enorme, tipo 82000/15.
_ Eu vou ter que fazer 82 bolinhas e depois fazer grupinhos de 15 até dar 82?
Naquele momento o sentimento de orgulho veio abaixo e eu pensava. Não pode ser... deve ter outro modo de fazer isso... sem uma resposta rápida e já sem imaginação pra tentar inventar uma desculpa, disse:
_ Cara, assim, segunda feira tu pergunta pra professora Denise se tem um jeito mais fácil. Hoje tu faz as bolinhas e vê o que dá.
A coitada da criança voltou-se pra sua mesa. Antes de se sentar, o sinal de término da aula soou. Que alívio!!!
Dois dias depois na sala dos professores...
_ Professora Denise, quase morri pra ensinar as crianças fazerem continhas de dividir! Credo que coisa mais difícil!!!
_ hahahahahaha - riu a maldita - E como tu fez, professor André?
_ Mandei fazer bolinhas... _ Neste momento a mulher olha pra mim com cara de pena e diz:
_ Professor André... a gente não pede pra fazer bolinha há anos!!! _ Como se não bastasse, outra professora linguaruda emendou com sorriso nos lábios:
_ Ehhhh, a gente incentiva o uso da tabuada!
_ Ahhhh, pois é! Agora tu vai ter dois trabalhos: tirar a bobagem que eu fiz da cabeça das crianças e ensinar as continhas pras coitadas!!! Agora deixa eu ir pra minha aula que não é de matemática!!!