domingo, 2 de outubro de 2011

Prova no dia 13/10 ?!?!?

Desde o dia 15/09 venho discutindo as relações de Gênero e Sexualidade em uma das disciplinas que leciono. Ao total, são aproximadamente 4 aulas. Na segunda delas, tensionamos os conceitos a partir de um artefato cultural. Nessa aula, dia 22/09, ao fazer a chamada percebi aproximadamente 40% da turma havia faltado, o que me levou a questionar os alunos.
_ Genteeee!!! Cadê o povo? Uai!? Que isso?
_ Ah, professor, acho que foram ao Show do Exaltasamba ver o Tiaguinho.
Supus de imediato que o Tiaguinho deveria ser algum ser importante naquela banda de qualidade musical questionável...
Obviamente, fiquei arrasado! Trocaram minha aula por uma banda de pagode... Apesar disso, relevei, também fiz umas dessas quando estava na graduação e em nenhuma delas foi pra ver coisa que prestasse... Enfim...
Na aula seguinte, tocamos a discussão. Tematizávamos Gênero e Sexualidade nas práticas corporais e esportivas. Obviamente, notei que alguns alunos faziam umas relações equivocadas em função de terem perdido o conteúdo da aula anterior.
Na medida em que isso acontecia retornava aos conceitos é tentava contornar a situação. Mais para o final da aula, já notava que estavam entendendo a proposta... Nesse momento, chamei a atenção para a avaliação agendada para 13/10.
_ Prova professor??!!! Ouvi de um aluno.
_ Na verdade é uma questão avaliativa que vai solicitar de vocês os entendimentos acerca do módulo II da disciplina. Envolve as duas aulas passadas e a de hoje.
_ Mas professor e quem faltou a aula na semana passada?
Quando ouvi essa pergunta. Eu juro por Deus que eu tentei resistir! Mas foi mais forte do que eu.
Olhei para a aluna e, já rindo, disse.
_ Pergunta pro Tiaguinho, ele certamente vai poder te ajudar!
#CARANAPOEIRA#
_ Ai, soooooor!!!! - Exclamou a guria.
_ Ah, não fulana, tu tá de brincadeira comigo, né? Agora, se tu tiver dúvida, vai lá perguntar pra ele!! Vai lá!! O Ti - a - gui -nho, sabe tudo que vai cair na prova!!
Nesse momento uma sensação agradável toma conta do meu peito e se instaura um sorriso de profunda satisfação!! muuuuaaaaaaahhhhhhhhh [risada malévola]