terça-feira, 27 de setembro de 2011

Histórias Curtas - 6

Hoje, logo no início da aula, ao organizar as crianças para explicar as atividades, uma guria chama minha atenção. É uma aluna de inclusão que, apesar de não falar, se faz entender muito bem...
De pé, a aluna faz um gesto indicando vontade de ir ao banheiro fazer xixi...
Viro-me para ela e pergunto:
_ O que foi, meu anjo, tu quer ir ao banheiro?
Antes que a aluna pudesse acenar com a cabeça, um guri que estava atento à conversa se antecipa e diz:
_ Não, ela quer fazer aula de dança. (o guri tem 7 anos)
Viro-me para o lado onde estava o intrometido e penso: "Maaaldiiiiiiiiiiito!!!!"
Olhando de canto para a criança, meu semblante questionava "Guri, tu tá me tirando?????
O aluno sequer olhou para minha cara, mas no canto da boca havia o esboço de sorriso, reflexo de uma gargalhada interna.
Muito esperto e bem articulado, o guri sai falando outras coisas sobre outros assuntos na tentativa de desviar o foco... Na verdade minha vontade era de rir também, mas, a fim de preservar minha dignidade, me mantive bem sério.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Histórias curtas 5

Estavamos almoçando na escola, na sala dos professores, a prof. Ana, a prof. Sônia, eu e a prof. Carmens (orientadora educacional da escola). Entre uma garfada e outra, rolava umas risadas no meio de assuntos dos quais não se aproveitava muita coisa. Enquanto estávamos na sala dos professores, as crianças inscritas no "Mais Educação" (proposta de turno integral mantida pelo governo federal), brincavam no pátio. Logo é comum ouvir conversa e correria de criança no horário do almoço.
Passados alguns minutos, a professora Carmens levanta-se pra ir escovar os dentes. Continuamos na sala conversando... Passados mais uns minutos, a porta se abre. Era a professora Carmens que com uma mão na maçaneta e a outra segurando escova e pasta de dente, foi chamada por alguns alunos... havia muitas crianças conversando ao mesmo tempo, logo não ouvimos o teor da conversa... De súbido, um silêncio paira e, naquele exato momento a prof Carmens, com sua habitual serenidade, pergunta para as crianças:

_ Mas quem é que tá mostrado o pinto???

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Professora Valéria, nós te amos muito demais...

Depois de termos brincado um monte na quadra, eu e as crianças do primeiro aninho (6 anos) voltamos para a sala. Apesar de ter solicitado que ficassem mais calmos, sentados nas classes, as crianças sempre voltam da aula de Educação Física meio agitadas, ofegantes e falando alto. Nós ainda tínhamos mais uns 3 minutos antes da troca de horário e, para que as criaturas não ficassem mais agitadas, propús:

_ Turmaaaaaa, vamos fazer um cartão pra Prof Valéria no quadro? - A professora Valéria faz a "hora do conto" com as crianças e sempre recebe a turma após a minha aula.
Prontamente as crianças disseram:
_ Siiiiiiiiiiiiiiiiiim!
_Ok, então eu vou perguntar para cada grupinho o que querem que eu desenhe ou escreva, tá? O grupo que estiver mais bonito começa! - Rapidamente todas as crianças se ajeitaram nas classes e apoiaram as cabeças sobre os braços. Fiz uma cara de dúvida e escolhi um grupinho... _ O que vocês querem que eu coloque no Quadro?
_ Desenha um coração, Pro. Outro aluno disse: _ É, e desenha um carro e uma estrela.
Fiz os desenhos e as crianças adoraram. Me senti um artista! Até cachorro eu desenhei sem eles pedirem! Ficaram maravilhados com minhas habilidades... Continuando com os grupinhos, recebi outros pedidos:
_ Pro, desenha uma flor e escreve, Professora Valéria eu te amo muito. _ Olhei para a criança e disse:
_ Fulano, esse é um cartão da turma... e tu disse eu te amo... é só tu que ama a professora Valéria?
_ Nãaaaaaaaaaaaaaaao - responderam em coro.
_ Então como podemos escrever?
_ Nós, Prof. Nós!!!
_ Isso, muito bem!!! Nós o quê?
_ Nós te amos!
_ Hein????? Perguntei meio rindo.
_ Nós te amos muito demais!!! Escreve aí Prof, escreve!!!!
_ Virei-me pro quadro rindo... coitadas das crianças estão recém aprendendo a juntar as letrinhas e eu propondo que conjuguem verbo!!!!