domingo, 31 de outubro de 2010

Dia dos professores

15 de outubro, sexta feira, foi o dia em que se comemorou o dia dos professores... Na escola houve um almoço especial, momento em que confraternizamos a data. Depois de comermos e rirmos, como é de costume, nos encaminhamos à sala dos professores para organizarmos a aula que se iniciaria às 13:15.
As sextas feiras são dias especialmente agitados para mim. É o dia da semana em que dou aulas para as turmas mais turbulentas da escola.
13:15 o sinal bate. Pego meu material e me encaminho para a sala. As crianças já estão me esperando, mas não de modo organizado... longe disso. A turma que pego no primeiro horário é, por assim dizer, um tanto quanto inquieta.
Depois de alguns minutos em frente a sala organizando as crianças, entramos para começar a aula. O tumulto, logo que entraram, se fez presente, como de costume. Neste momento, fui surpreendido por um aluno cabisbaixo...
 _ Oi professor - Tratava-se de um guri bem tímido. O que ele tem de tímido, tem de violento. Anselmo é um pouco maior e um ano mais velho que os demais coleguinha e adora distribuir chutes e pontapés...
 _ Oi meu filho, como vai?
 _ Professor, feliz dia dos professores... - Nesse momento fui surpreendido por aquele guri que há todo momento ouve de mim "Anselmo, não chuta o fulano", "Anselmooooooo, já falei pra largar o beltrano", Anselmo, não é possível, cara... vai ficar sentando aqui no banco até tu te acalmar". Era como se uma luz iluminasse aquela criança... eu pensei... que amor... que afetuoso. Me comovi.
 _ Oi Anselmo, muito obrigado, me dá aqui um abraço de dia dos prof!

Nos abraçamos e Anselmo seguiu para sua mesa. Acompanhei a criança com os olhos enternecidos...
No caminho até se sentar, Anselmo deu um tapa na cabeça de um colega, chutou três cadeiras, duas mesas e sentou-se. Atônito, olhei para a turma, fiz uma pausa que durou um piscar de olhos e disse:

_ Ok, ok... DEU PRA VOCÊS!!! NÃO QUERO NINGUÉM MAIS EM PÉ!! OUVIRAM??
Enquanto organizava as crianças, pensava: Professor, feliz dia dos professores...